Construtoras miram aluguel com crédito imobiliário mais caro e mudança no perfil dos clientes!

Os últimos relatórios divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que as construtoras estão buscando alternativas para...

Sabrina - 23 de junho de 2022
Construtoras miram aluguel com crédito imobiliário mais caro e mudança no perfil dos clientes!



Os últimos relatórios divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que as construtoras estão buscando alternativas para lidar com a retração do mercado imobiliário. Uma delas é o aumento do valor dos imóveis financiados por meio do crédito imobiliário.

De acordo com a Abrainc, o financiamento imobiliário respondeu por 37,do mercado de vendas de imóveis no Brasil no terceiro trimestre de No mesmo período de esse percentual era de 43,3%. Essa redução é reflexo do aumento da taxa de juros, da retração do mercado de trabalho e da diminuição dos investimentos estrangeiros.

Com a queda nas vendas de imóveis, as construtoras estão buscando aumentar o valor dos imóveis financiados. Segundo o presidente da Abrainc, Rubens Menin, o objetivo é “amortecer o impacto da retração no mercado”.

Além do aumento do valor dos imóveis, as construtoras estão buscando mudanças no perfil dos clientes que recebem financiamento imobiliário. De acordo com o presidente da Abrainc, as construtoras estão “focando mais no aluguel”.

Isso porque, de acordo com Menin, “o financiamento imobiliário voltou a ser um instrumento para a classe média alta e alta”. Segundo ele, “a classe média, que é a que mais comprou nos últimos anos, está com dificuldades de acesso ao crédito”.

Apesar da retração no mercado, as construtoras ainda estão investindo em novos empreendimentos. Segundo o presidente da Abrainc, as construtoras estão “focando em empreendimentos menores, com valor de venda abaixo de R$ 1 milhão”.