Rendimentos de compra e venda de imóveis e rendimentos de fundos imobiliários!

No Brasil, os rendimentos auferidos por meio de investimentos em fundos imobiliários são tributados pelo Imposto sobre a Renda...

Sabrina - 17 de setembro de 2022
Rendimentos de compra e venda de imóveis e rendimentos de fundos imobiliários!



No Brasil, os rendimentos auferidos por meio de investimentos em fundos imobiliários são tributados pelo Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e pela Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), incidentes sobre o lucro obtido. Os rendimentos auferidos pela venda de imóveis, por sua vez, são tributados pelo Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU), pelo Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) e pela CSLL, incidentes sobre o lucro auferido.

Nesse artigo, serão analisados os rendimentos auferidos por meio de investimentos em fundos imobiliários e os rendimentos auferidos pela venda de imóveis, bem como a tributação incidente sobre esses rendimentos.

Os fundos imobiliários são investimentos em imóveis que podem ser utilizados para fins residenciais, comerciais ou industriais. Trata-se de um investimento de longo prazo, pois, geralmente, os fundos imobiliários não possuem liquidez, ou seja, os investidores não podem resgatar seus investimentos a qualquer momento.

Por isso, é importante que os investidores pesquisem bem sobre os fundos imobiliários antes de investir seu dinheiro. Os fundos imobiliários podem ser investidos em imóveis no Brasil ou no exterior.

Os rendimentos auferidos por meio de investimentos em fundos imobiliários são tributados pelo IRPJ e pela CSLL, incidentes sobre o lucro obtido. Esse imposto é calculado sobre o valor do patrimônio líquido dos fundos imobiliários, ou seja, sobre o valor do investimento menos as dívidas dos fundos imobiliários.

Além disso, os fundos imobiliários estão sujeitos à incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), no caso de resgate dos investimentos antes de um ano. Esse imposto é cobrado à alíquota de 0,38%, calculado sobre o valor do resgate.

Os imóveis podem ser utilizados para fins residenciais, comerciais ou industriais. Os imóveis residenciais são aqueles utilizados para fins de moradia, e os imóveis comerciais são aqueles utilizados para fins de exploração econômica.

Os imóveis industriais são aqueles utilizados para fins de produção de bens e serviços. Os imóveis podem ser adquiridos diretamente pelos investidores ou por meio de fundos imobiliários.