POR QUE INVESTIR EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS?
As construções sustentáveis estão ganhando espaço no mercado e é cada vez mais comum encontrar empreendimentos desse tipo. Segundo...
As construções sustentáveis estão ganhando espaço no mercado e é cada vez mais comum encontrar empreendimentos desse tipo. Segundo a International Federation of Green Building Councils (IFGBC), existem quatro pilares que sustentam as construções sustentáveis: economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente responsáveis e culturalmente relevantes.
Apesar de todos esses benefícios, há ainda alguns empreendedores que duvidam da viabilidade econômica de um projeto sustentável. Nesse contexto, é importante avaliar os custos de implantação e operação de um empreendimento sustentável em comparação a um empreendimento convencional.
Por exemplo, um prédio que utiliza energia solar para gerar sua própria energia elétrica tem um custo de implantação maior do que um prédio que utiliza energia elétrica gerada por usinas hidrelétricas. No entanto, o custo de operação de um prédio solar é muito menor do que o custo de operação de um prédio convencional.
Além disso, os empreendedores devem levar em consideração o custo de reposição de um equipamento ou sistema durante a vida útil de um empreendimento. Por exemplo, um ar-condicionado convencional tem uma vida útil de dez anos, enquanto um ar-condicionado sustentável pode ter uma vida útil de até anos.
Assim, é importante avaliar todas as variáveis para tomar a melhor decisão em relação a um empreendimento sustentável. De qualquer forma, os benefícios socioambientais das construções sustentáveis são indiscutíveis e devem ser considerados por todos os empreendedores.