Tipos de argamassa: entenda as diferenças entre cada versão do material!

As argamassas são materiais compostos usados na construção para unir, revestir ou acabar superfícies. É um material versátil que...

Sabrina - 8 de novembro de 2022
Tipos de argamassa: entenda as diferenças entre cada versão do material!



As argamassas são materiais compostos usados na construção para unir, revestir ou acabar superfícies. É um material versátil que pode ser usado em diversas aplicações. As argamassas são constituídas por uma mistura de água, areia e cimento, que pode conter aditivos para melhorar suas propriedades.

Existem diversos tipos de argamassas, cada uma com suas características específicas. Veja a seguir alguns dos tipos mais comuns de argamassa e entenda as diferenças entre cada uma delas.

Argamassa de cimento

A argamassa de cimento é um dos tipos mais utilizados na construção. É uma mistura de cimento, areia e água. É usada para assentar blocos e tijolos, revestir superfícies e preencher espaços.

Argamassa de cimento é um material bastante resistente e durável. Porém, ela deve ser utilizada em ambientes internos, pois não é resistente às intempéries.

Argamassa de calcário.

A argamassa de calcário é outro tipo bastante utilizado na construção. Ela é feita a partir da mistura de calcário, areia e água. É usada para assentar blocos e tijolos, revestir superfícies e preencher espaços.

Argamassa de calcário é um material bastante resistente e durável, similar à argamassa de cimento. Porém, ela também deve ser utilizada em ambientes internos, pois não é resistente às intempéries.

Argamassa de areia e cimento.

A argamassa de areia e cimento é uma mistura de areia, cimento e água. É usada para preencher espaços e fazer revestimentos em superfícies.

Argamassa de areia e cimento é um material mais simples de ser preparado e aplicado do que as argamassas de cimento e calcário. Porém, ela não é tão resistente e durável quanto esses outros tipos de argamassa.

Argamassa de areia, cimento e calcário.

A argamassa de areia, cimento e calcário é uma mistura de areia, cimento, calcário e água. É usada para preencher espaços e fazer revestimentos em superfícies.

Argamassa de areia, cimento e calcário é um material mais resistente e durável que a argamassa de areia e cimento. Porém, ela é um pouco mais difícil de ser preparada e aplicada.

Argamassa adesiva.

A argamassa adesiva é uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos. É usada para fixar placas de drywall (painéis de gesso) nas paredes.

Argamassa adesiva é um material bastante resistente e durável. É uma ótima opção para quem precisa fixar placas de drywall nas paredes.

Argamassa epóxi.

A argamassa epóxi é uma mistura de resinas epóxi e aditivos químicos. É usada para fixar placas de concreto ou aço em superfícies.

Argamassa epóxi é um material bastante resistente e durável. É uma ótima opção para quem precisa fixar placas de concreto ou aço em superfícies.

Qual o melhor tipo de argamassa para usar?

O melhor tipo de argamassa a ser usado vai depender do seu projeto. Cada um dos tipos de argamassa apresentados possui características específicas e deve ser utilizado de acordo com as necessidades do seu projeto.

Para ajudar a decidir qual o melhor tipo de argamassa para o seu projeto, consulte um profissional da área. Ele poderá indicar o tipo de argamassa mais adequado para a sua aplicação.