O desafio da atual arquitetura em abordar o contexto rural!

Apesar de termos uma arquitetura que se tornou global, ainda nos deparamos com diversos problemas na construção e planejamento...

Sabrina - 21 de maio de 2022
O desafio da atual arquitetura em abordar o contexto rural!



Apesar de termos uma arquitetura que se tornou global, ainda nos deparamos com diversos problemas na construção e planejamento de edifícios. O contexto rural torna as questões ainda mais complexas, pois as soluções devem levar em consideração não apenas as condições climáticas e de topografia, mas também as peculiaridades culturais e socioeconômicas dessa região.

É cada vez mais comum encontrar projetos de arquitetura que, ao ignorar essas características, acabam por gerar edifícios desengonçados e pouco funcionais. A solução passa, necessariamente, por um maior envolvimento dos arquitetos na definição do contexto rural em que os projetos serão executados.

Apesar das dificuldades, é possível criar edifícios que se integrem à paisagem local e que atendam às necessidades da população. Um bom exemplo é o conjunto de edifícios para a Universidade Federal de Viçosa, no Estado de Minas Gerais. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o conjunto se destaca pelo uso da arquitetura vernácula e pela integração com a paisagem.

Apesar das dificuldades, é possível criar edifícios que se integrem à paisagem local e que atendam às necessidades da população.

Outro exemplo de arquitetura bem-sucedida no contexto rural é o projeto da Igreja de São Francisco, em Diamantina, Minas Gerais. Projetada pelo arquiteto mineiro (e franciscano) Leonardo Marconi, a igreja se destaca pelo uso da pedra na construção e pelo seu aspecto sóbrio e austero.

Além de levar em conta as características locais, os projetos de arquitetura devem buscar aproximar as pessoas da natureza. A arquitetura deve ser, acima de tudo, funcional e estar em harmonia com o meio ambiente.