Construtoras miram aluguel com crédito imobiliário mais caro e mudança no perfil dos clientes!
Os últimos relatórios divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que as construtoras estão buscando alternativas para...
Os últimos relatórios divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que as construtoras estão buscando alternativas para lidar com a retração do mercado imobiliário. Uma delas é o aumento do valor dos imóveis financiados por meio do crédito imobiliário.
De acordo com a Abrainc, o financiamento imobiliário respondeu por 37,do mercado de vendas de imóveis no Brasil no terceiro trimestre de No mesmo período de esse percentual era de 43,3%. Essa redução é reflexo do aumento da taxa de juros, da retração do mercado de trabalho e da diminuição dos investimentos estrangeiros.
Com a queda nas vendas de imóveis, as construtoras estão buscando aumentar o valor dos imóveis financiados. Segundo o presidente da Abrainc, Rubens Menin, o objetivo é “amortecer o impacto da retração no mercado”.
Além do aumento do valor dos imóveis, as construtoras estão buscando mudanças no perfil dos clientes que recebem financiamento imobiliário. De acordo com o presidente da Abrainc, as construtoras estão “focando mais no aluguel”.
Isso porque, de acordo com Menin, “o financiamento imobiliário voltou a ser um instrumento para a classe média alta e alta”. Segundo ele, “a classe média, que é a que mais comprou nos últimos anos, está com dificuldades de acesso ao crédito”.
Apesar da retração no mercado, as construtoras ainda estão investindo em novos empreendimentos. Segundo o presidente da Abrainc, as construtoras estão “focando em empreendimentos menores, com valor de venda abaixo de R$ 1 milhão”.