Custo da construção tem inflação de 0,85% em junho!
O custo da construção tem sido uma fonte de preocupação para os proprietários e construtores nos últimos tempos, pois...
O custo da construção tem sido uma fonte de preocupação para os proprietários e construtores nos últimos tempos, pois sempre que o custo aumenta, há uma consequente redução do lucro. Mas, acreditamos que o resultado do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) para o mês de junho de 2023, divulgado recentemente, pode trazer alívio para a indústria da construção.
O IGP-DI registrou um aumento de 0,85% em junho de 2023, comparado ao mesmo mês do ano anterior, resultado que já vem sendo observado desde abril, sendo que, a partir deste mês, as principais contribuições para os índices de preço vêm das commodities agrícolas, tais como milho, arroz, soja e leite, e da demanda por trabalhos de serviços de construção.
No que diz respeito especificamente à construção, ela continua sendo uma das indústrias com melhor desempenho no Brasil. Isso é uma excelente notícia para todos aqueles envolvidos no setor, principalmente para aqueles que estão planejando construir a sua própria casa ou para os que atuam na indústria da construção. Portanto, vamos mergulhar mais fundo para entender de que maneira o custo da construção tem inflação de 0,85% em junho.
O que é IGP-DI?
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) é um índice de preços de bens e serviços produzidos dentro do Brasil, que mede a inflação no país. Ele é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é amplamente utilizado por empresas, governos e bancos como um indicador de preços para produtos e serviços de todos os tipos.
Custo da construção
O custo da construção é influenciado por diversos fatores, como: custos de materiais, custos de mão de obra, custos de transporte, licenciamentos, custos de energia, custos de máquinas e equipamentos, e, mais importante, a inflação.
E como a inflação é medida pelo IGP-DI, não é surpresa que o aumento do custo da construção seja influenciado por esses números. Com o IGP-DI aumentando, o custo da construção aumentará também.
Fatores que contribuíram para o aumento da inflação
Existem vários fatores que contribuíram para o aumento do IGP-DI em junho. Por exemplo, as commodities agrícolas, tais como milho, arroz, soja e leite, tiveram preços mais altos, o que contribuiu para o aumento da inflação. Além disso, a demanda por trabalhos de serviços de construção também contribuiu para o aumento na inflação.
Além disso, a inflação também foi impulsionada por uma maior demanda por bens e serviços, juntamente com a continuar redução do número de pessoas desempregadas. Esses dois fatores, em conjunto, foram importantes para o aumento da inflação.
Construção Civil e o IGP-DI
A indústria da construção civil tem sido uma das principais contribuintes para o aumento do déficit fiscal do país, com o aumento do IGP-DI em junho. Como resultado, os trabalhadores da construção civil acabaram sendo os mais afetados pelo aumento dos custos de construção, mas, ao mesmo tempo, também foram os maiores beneficiados por um aumento nos salários.
Esperanças futuras
Embora o aumento do custo da construção seja preocupante, há alguns fatores que oferecem algum alívio. Por exemplo, as principais contribuições para a inflação são provenientes, principalmente, das commodities agrícolas, o que significa que, se as commodities começarem a enfraquecer, o efeito sobre o custo da construção também será menos significativo.
Além disso, a inflação também foi impulsionada pela demanda por bens e serviços, o que significa que, se a demanda permanecer forte, o aumento dos custos de construção será menos significativo.
De acordo com o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), o custo da construção teve uma inflação de 0,85% em junho de 2023, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Embora esse aumento seja preocupante, existem fatores que oferecem algum alívio, tais como o fraco desempenho das commodities agrícolas e a forte demanda por bens e serviços. Se esses fatores continuarem a impulsionar os preços, então o aumento do custo da construção poderá ser minimizado. Portanto, se você estiver planejando uma construção, faça o seu melhor para aproveitar as melhores condições de mercado possíveis.