Grande procura por apartamentos de 1 dormitórios em 2022!
A crescente demanda por imóveis compactos, principalmente de um dormitório, é um indicativo de que essa modalidade de moradia...
A crescente demanda por imóveis compactos, principalmente de um dormitório, é um indicativo de que essa modalidade de moradia está se tornando cada vez mais popular. Pesquisas indicam que em essa procura será ainda maior, segundo o estudo “1 Dormitório: Tendências de Mercado”, elaborado pela empresa de consultoria Prospectiva.
Segundo o levantamento, os motivos para esse crescimento estão relacionados às mudanças na estrutura etária da população e às novas formas de vida, que privilegiam a independência e a mobilidade. Ao analisar os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a Prospectiva constatou que, nos próximos anos, a quantidade de brasileiros com anos ou mais de idade aumentará em ritmo consideravelmente maior do que a de jovens de até anos.
Com isso, o número de famílias que precisarão reduzir o tamanho dos imóveis em que moram aumentará, uma tendência que já se verifica atualmente. De acordo com o estudo, “hoje, existem milhões de famílias que moram em casas com três ou mais dormitórios, número que deve cair para milhões até 2022”.
“O crescimento da classe C, que está se tornando cada vez mais exigente, é outro fator que está impulsionando essa mudança. Os apartamentos de um dormitório atendem às necessidades de um número cada vez maior de famílias que buscam reduzir custos e ter mais independência”, explica Claudio Bernardes, diretor da Prospectiva.
A modalidade de apartamento compacto vem ganhando espaço nos grandes centros urbanos, onde a oferta é maior. Segundo o levantamento, em São Paulo, por exemplo, a procura por esse tipo de moradia aumentou em em em comparação ao ano anterior.
“Apesar da alta procura, o preço dos apartamentos de um dormitório não está fora da realidade das famílias de classe média. Os imóveis compactos representam uma opção viável para quem busca economizar e ainda contar com uma moradia confortável”, afirma Bernardes.
Dessa forma, é possível concluir que a grande procura por apartamentos de 1 dormitório é um indicativo de que essa modalidade de moradia está se tornando cada vez mais popular. Os motivos para esse crescimento estão relacionados às mudanças na estrutura etária da população, às novas formas de vida e às reduções nos custos.