Quais são as áreas de atuação do corretor de imóveis!
De acordo com a Anoreg (Associação Nacional dos Registradores de Imóveis), o corretor de imóveis é o profissional legalmente...
De acordo com a Anoreg (Associação Nacional dos Registradores de Imóveis), o corretor de imóveis é o profissional legalmente habilitado a intermediar a compra, venda, permuta, locação e administração de imóveis, lotes e glebas. Além disso, ele pode atuar na regularização de documentação de propriedades e também prestar assessoria imobiliária.
No entanto, a atuação do corretor de imóveis vai muito além da simples intermediação. Segundo a Caixa Econômica Federal, é ele quem possui o conhecimento necessário para orientar o cliente na escolha do imóvel ideal, verificando as características do imóvel e analisando as condições de mercado.
Assim, é de extrema importância que o corretor de imóveis esteja sempre atualizado sobre as novas leis e normas que regem o mercado imobiliário, além de ter amplo conhecimento sobre as áreas de atuação.
Segundo a Caixa Econômica Federal, as principais áreas de atuação do corretor de imóveis são:
Intermediação de compra e venda de imóveis
Locação de imóveis
Regularização de documentação de imóveis
Assessoria imobiliária
Administração de imóveis
Construção e reforma de imóveis
Investimentos imobiliários
Comercialização de imóveis
Consultoria imobiliária
Elaboração e analise de contratos imobiliários.
A escolha da área de atuação é muito importante, pois ela vai definir o perfil do corretor de imóveis. Por isso, é fundamental que o profissional esteja sempre atualizado sobre as novas tendências do mercado imobiliário e esteja disposto a se especializar nas áreas que mais lhe interessem.