Qual a demanda pelo mercado imobiliário?

A demanda por imóveis nos grandes centros urbanos tem aumentado nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de...

Sabrina - 19 de setembro de 2022
Qual a demanda pelo mercado imobiliário?



A demanda por imóveis nos grandes centros urbanos tem aumentado nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em o número de domicílios em áreas urbanas chegou a 116,5 milhões, o equivalente a quase da população brasileira. Esse cenário tem impulsionado o mercado imobiliário, que vem apresentando retomada nos preços dos imóveis, especialmente nas grandes cidades.

Apesar da recuperação econômica, no entanto, a demanda por imóveis continua forte, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país. De acordo com estudos do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), as vendas de imóveis residenciais na cidade de São Paulo cresceram 16,em na comparação com o ano anterior.

Segundo o Secovi-SP, o aumento da demanda pelos imóveis se deve, entre outros fatores, à melhoria da economia e à permanência da taxa de juros em patamares baixos. De acordo com a instituição, a projeção é de que as vendas de imóveis no município de São Paulo sigam em alta nos próximos anos, estimando um crescimento de para 2018.

No Rio de Janeiro, o mercado imobiliário também vem apresentando retomada. De acordo com o levantamento da Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secoh-RJ), o preço médio dos imóveis no estado teve alta de 9,em na comparação com o ano anterior.

Esse cenário, no entanto, é diferenciado de cidade para cidade, e depende da oferta e da demanda existente em cada região. Por exemplo, na cidade de São Paulo, os imóveis mais procurados são os de menor valor, enquanto no Rio de Janeiro a demanda é por imóveis de maior valor.

Nesse sentido, é importante que o investidor esteja atento às oportunidades existentes no mercado imobiliário e busque analisar a demanda por imóveis de acordo com a região onde pretende investir.